terça-feira, 31 de maio de 2016

DISCURSO DE AGRADECIMENTO AOS PAIS

Esse é o discurso de agradecimento aos pais e familiares que nos apoiaram durante o curso de medicina.

Gostaria muito que meu pai, minha mãe, minhas avós e todos meus familiares estivessem presentes neste momento, mas infelizmente não foi possível trazê-los até aqui. Não poderia deixar de pedir desculpas por nossa ausência em momentos importantes de nossa família, aniversários, matrimônios e festas de família. Estar longe da família nesses momentos foi um dos sacrifícios mais doloridos que pudemos passar. Obrigado pai, mãe, por se tornarem exemplos para nós, sempre passando adiante os ensinamentos com valores fundamentais para a formação de um homem de bom caráter o que forma a base para a formação de médicos com ética, compaixão, tolerância e compreensão. Essa vitória é dedicada a vocês, nossos pais e familiares, pois o amor de vocês nunca falhou. Meus queridos colegas, saibam que nós poderemos subir a posições de mais alta influência na vida comercial, política ou profissional, mas não poderemos jamais atingir as alturas das aspirações secretas de nossos pais ao nosso respeito. Poderemos cair no mais profundo abismo de infâmia e degradação, mas jamais abaixo do alcance do amor de nossas mães.
Se eu fosse desenhar o retrato do amor divino, não seria aquele de Um majestoso anjo, Com a forma cheia de graça, Mas o retrato de uma mãe trabalhadora e cansada, Com a fisionomia grave e meiga.
Foram nossas mães quem nos amaram antes mesmo de nós nascermos – que nos carregaram por longos meses perto do coração, e ao concluir o tempo, tomaram as mãos de Deus nas mãos delas, e juntos atravessaram o vale das sombras para nos dar a vida. Foram elas que cuidaram de nós durante os anos desamparados de nossa infância e não pouco menos dependentes, anos de juventude. Conforme nós nos tornamos menos dependentes, elas tiveram incontáveis atenções, cuidados de saúde, ajuda e atos de incentivo em momentos precisos de nossa vida; e várias outras coisas que, de alguma maneira, somente as mães parecem saber fazer. Nós podemos ter aceitado estes cuidados, mais ou menos como se fossem rotineiros, e talvez sem consciente gratidão ou sem qualquer demonstração de apreço. Muitos de nós já nos autodenominamos totalmente independentes de nossos pais. Muitos dos laços com os quais a dependência os tem ligado a elas podem ser cortados enquanto nós nos tornamos mais velhos e cheios de compromisso, mas os laços do amor materno jamais poderão ser desfeitos. Obrigado, pai, mãe, por todo o amor que vocês têm nos ofertado. Ajudem-nos ainda mais a sermos homens e mulheres melhores a cada dia. Iluminem meu caminho da melhor forma que puderem. Que possamos, com a ajuda de vocês, e as lições da vida, crescermos cada vez mais para sermos dignos de seus nomes. Dentre todas essas representações de amor materno que pude descrever neste momento, nós tivemos a honra de conviver com uma senhora durante todos os anos de faculdade, e ela acabou se tornando a nossa “mãezona”, sempre ajudando a todos que a socorriam por qualquer tipo de ajuda. Sem a senhora, nossa faculdade seria um pouco mais amarga, sem graça... Obrigado pelas trufas deliciosas, sanduiches e chocolate quente nos dias mais frios, eram essas relíquias que nos salvavam a vida durante os momentos de ansiedade antes e depois das provas. O nosso muito obrigado por tudo o que a senhora fez, Dona Gemima, venha receber a homenagem que fizemos para a senhora em nome de toda a turma.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário